Social

Como posso ajudar a encontrar a cura do câncer?

Você tem exatamente agora, em suas mãos, a grande oportunidade de participar de uma ação social de escala mundial. A instituição World Community Grid, patrocinada pela IBM e outras grandes empresas espalhadas pelo mundo, organiza a coleta de tempo de processamento ocioso doado por voluntários em todo o mundo, e utiliza este poder de processamento para processar pesquisas científicas.

Quer ver um exemplo? Para a pesquisa pela cura do Câncer Infantil os cientistas precisam realizar cerca de nove milhões de experimentos químicos virtuais. Cada único experimento consome horas e horas de processamento, logo, todos esses milhões de experimentos virtuais consumiriam 8.000 anos de processamento. Porém, faça as contas: só com 8.000 computadores dividindo a tarefa, o tempo de pesquisa já cai para apenas 1 ano. E felizmente há muito mais computadores em todo o mundo cujo tempo ocioso é doado por pessoas engajadas nessas causas científicas.

Outros projetos importantes em andamento são:

  • FightAIDS@Home – é um projeto focado em utilizar métodos de cálculo para identificar drogas candidatas que tenham a forma correta e as características químicas para bloquear o vírus HIV;
  • Mapping Cancer Markers – projeto que tem o objetivo de identificar marcadores químicos associados com vários tipos de câncer, ajudando os pesquisadores a detectar o câncer mais cedo e personalizar o tratamento com base no perfil pessoal genético do paciente;
  • The Clean Energy Project – Phase 2 – não é só na área da saúde que o World Community Grid faz suas pesquisas. A missão deste projeto é encontrar novos materiais para a próxima geração de células solares e, mais tarde, dispositivos de armazenamento de energia. Com o poder gigante da rede World Community Grid, os pesquisadores podem calcular as propriedades eletrônicas de materiais orgânicos numa escala milhares de vezes maior do que seria possível de se obter em laboratório. Isto torna possível determinar quais os candidatos são mais promissores para o desenvolvimento de tecnologia de energia solar acessível.

Mas o que é “Grid Computing”

Uma definição científica para Grid é: “Grid é uma infra-estrutura distribuída de hardware e software, que fornece acesso seguro, consistente, generalizado, e barato ao uso de capacidades computacionais de alta qualidade”. É uma infra-estrutura distribuída, que permite processamentos paralelos de processos com altíssima demanda de processamento.

De um lado, você tem uma alta demanda de processamento, que precisa ser feito por partes. De outro lado, cada pessoa voluntária baixa um software que utiliza uma pequena parte de CPU, memória RAM e disco rígido para ajudar a processar esses dados.

Como funciona?

A World Community Grid permite que qualquer pessoa que tenha um computador, um smartphone ou tablet possa doar poder tempo de processamento ocioso do seu equipamento para contribuir com pesquisas científicas de ponta sobre temas relacionados às áreas de saúde, pobreza e sustentabilidade.

Para isto, a entidade distribui milhões de pequenos experimentos baseados em computador para milhares de dispositivos voluntários. Após cada processamento individual, os resultados são coletados e enviados de volta aos pesquisadores, que analisam estes dados conforme padrões científicos, indo cada vez mais rápido para perto desses resultados do tipo que pode revolucionar o mundo.
(Você assistiu o filme “Elysium”, onde cada casa possuia uma máquina que curava as pessoas de qualquer doença?)

Pois então, para participar, primeiro você precisa concordar em fazer parte desta rede mundial de pesquisa, e instalar o software homologado no seu computador. Este software é configurável: você define qual o percentual de CPU, memória RAM e armazenamento você vai permitir que o software use. A configuração mínima só permite o processamento quando o computador está fora de uso: se você mexer o mouse o processamento fica suspenso. A configuração máxima vai tentar usar o máximo de CPU, memória e armazenamento disponíveis, sem no entanto atrapalhar o que você está fazendo. Você não percebe o software trabalhando. Eu ajustei a configuração para usar o máximo do meu computador, estou escrevendo este texto e não aconteceu nada de diferente, não houve impacto, travamento, nada. O software roda em segundo plano, de forma totalmente transparente.
Não faça download de nenhum outro site, a não ser do site oficial: siga as instruções no próximo tópico.

Instalação passo a passo

O World Community Grid incentiva a participação em times, embora você possa participar de forma individual sem o menor problema. Mas eu lhe convido a fazer parte do time do site Viagem Virtual.

  1. Registro

    Clique no link abaixo, “Join World Community Grid today!” e você será levado à página de registro.

    Na página de registro informe o nome de membro desejado e clique no link ao lado: “Is this name available?”. Se retornar “Yes” ao lado, você pode usar este nome, senão tente outro. Escolha uma boa senha, e confirme digitando-a novamente. Agora, informe seu email, e digite-o mais uma vez para confirmar. Note que o time “Viagem Virtual” já está selecionado, pois você chegou lá através do link acima. Se não quiser participar do time, não tem problema, é só chegar até o site do projeto digitando diretamente o endereço no seu navegador.
    Finalmente, marque a caixa de seleção “End User Software License Agreement” e clique no botão “Continue”.
    É só olhar o exemplo da imagem abaixo:

    Como participar do World Community Grid
    Preencha seus dados conforme o exemplo acima para participar do World Community Grid; faça parte do time Viagem Virtual
  2. Selecionar Projetos

    Marque o projeto que você deseja participar. Se quiser participar de todos, clique em “Participate in all projects”. Veja de novo o exemplo da imagem abaixo:

    Como participar do World Community Grid-2
    Marque os projetos que você deseja colaborar.

     

  3. Download

    Faça o download para a plataforma desejada. Para Windows já está marcado por padrão. Você vai fazer o download, e em seguida faz a instalação de forma descomplicada, bastando aceitar os valores padrão. Se selecionar Android, será exibido o botão do Google Play. Se você já instalou algum aplicativo desta forma, sabe que o processo é simplificado, bastando clicar em Instalar e o aplicativo aparece “automagicamente” em seu smartphone.

Pronto! Agora você faz parte da rede mundial de pesquisa científica que está revolucionando o mundo. Compartilhe com seus amigos esta causa social e faça parte do time Viagem Virtual. Ou crie seu próprio time, você decide.

 Saiba mais

World Community Grid