Como Calcular Gastos de Viagem

Saiba como calcular o gasto de viagem, para fazer seu planejamento de uma forma bem simples e direta. Informe na planilha online os dados de: distância entre cidades, o consumo médio do seu veículo, e o preço médio do combustível. O resultado é automático e aparece à medida que você digita os números. Preencha seus dados:

História

Se você viaja muito a trabalho pelas rodovias do Brasil, talvez até já controla seus gastos de viagem de alguma forma. Provavelmente você usa o tradicional método do caderninho para anotar esses gastos. Ou, se você é mais moderno, possui um smartphone com algum tipo de aplicativo que facilite um pouco esta previsão.
Mas seja qual for o método que você utiliza, pode ser que falte uma parte muito importante: a previsão de gastos da viagem. Quanto você vai gastar de cobustível? Qual o consumo previsto do veículo?

Eu também já passei por isto. Com as férias se aproximando, e eu querendo fazer uma previsão de gastos, não achava nenhum aplicativo que falasse sobre isto. Foi aí que resolvi usar a intuição, e desenvolvi esta planilha online para fazer uma previsão dos gastos de viagem. A planilha é muito simples, por sinal, pois o objetivo dela é só isso, fazer uma previsão. Com isso, durante a viagem você junta os recibos, anota numa caderneta, e após o retorno da viagem você faz um batimento entre o previsto e o realizado.

Como calcular gastos de viagem

Fazer esta previsão de gastos de viagem é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo. Veja como é fácil.

1. Preencha os dados da planilha

Primeiro você levanta as informações para preencher os campos da planilha. Parece simples, mas você percebe que envolve um planejamento de viagem? Senão, vejamos.

  • Distância a percorrer (em km) – você precisa saber qual a distância entre as cidades de origem e destino; ou melhor ainda, qual a distância total de ida e volta. No nosso site você encontra um mapa para  calcular a distância entre cidades. Lá você pode inclusive planejar a viagem por trechos, usando o botão “Adicionar destino”.
  • Consumo médio do seu veículo (em quilômetros por litro) – Não importa o tipo do combustível, se etanol, gasolina, diesel ou gás. Se você já conhece o consumo médio do seu veículo na estrada, ótimo. Mas se seu veículo é um automóvel,  a tabela de consumo de combustível  pode te ajudar.
  • Preço médio do combustível – esta informação eu ainda não tenho aqui no site, mas com certeza a ANP pode nos ajudar, com seu Sistema de Levantamento de Preços por Estados e Municípios.
  • Custo estimado com pedágios – também não tenho esta informação aqui no site, ainda. Encontrei neste site, uma relação parcial de concessionárias de pedágio, e já tem até algumas tabelas de pedágio cadastradas.
  • Custo estimado com diárias – acho que eu posso te ajudar: utilize o formulário a seguir para pesquisar promoções e fazer reservas em hotéis ou pousadas. Eles sempre têm boas promoções. Vale a pena!

(Patrocinado)

 

2. Confira os cálculos

Pronto, a planilha já está atualizada! Viu como é muito fácil fazer a previsão dos seus gastos de viagens? Então, vamos conferir:

  • Custo total R$ – este campo informa a previsão do gasto total com a viagem, somados o gasto com combustível, pedágios e diárias (se houver).
  • Subtotal 1 – Custo previsto do combustível, em R$.
  • Subtotal 2 – representa a soma das despesas de pedágio e de diárias
  • Consumo previsto – esta é a quantidade prevista de combustível a ser consumida na viagem, de acordo com a média.

 

Dicas para uma previsão de gastos de viagens mais eficiente

  • Seja conservador nos números, a fim de deixar uma margem no orçamento, e evitar ficar sem combustível no final da viagem.
  • Ao planejar sua viagem, tenha em mente o deslocamento a ser feito dentro da cidade de destino. Por exempl0, suponha que você fique hospedado em um hotel, mas diariamente tenha de se deslocar para outro local da cidade, seja um centro de convenções, escola, universidade, empresa a ser visitada, etc.
    Ou no caso de um caminhão de entregas, que ao chegar a uma determinada cidade tem de percorrer várias rotas, ou seja, entregar mercadorias em vários locais.
    Para ambos os casos é importante calcular essas distâncias separadamente.
    Para isto, tome nota dos endereços a ser visitados na cidade, e volte ao mapa para calcular estas distâncias extras. Em seguida, some esta quilometragem extra  à quilometragem inicial calculada anteriormente.
    Agora é só informar esta nova distância na planilha online (no alto desta página, lembra?)

Espero ter ajudado. Se gostou desta página, não esqueça de compartilhar no seu Facebook, Twitter, e nas outras redes sociais.

E não esqueça de deixar seu comentário no formulário abaixo.

Veja também